CAS PROMOVE I CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA PARA SURDOS

Com o objetivo de estimular o uso criativo e inclusivo da fotografia na comunicação de surdos, fomentar a produção da cultura visual surda e incentivar a formação profissional de fotógrafos surdos, a SEDUC através do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez, está promovendo o I Curso Básico de Fotografia para Surdos no período de 25.05 a 09.06.2010, no Auditório do CAS, situado na Rua Paulo Leal, 357, no horário das 19:00 às 21:00 hs e dispõe de 15 vagas.De acordo com o ministrante do curso, o fotógrafo, que também é formado em História e Psicologia, Walteir Costa "o aspecto mais limitante da surdez se relaciona diretamente às possibilidades do surdo de interagir com ouvintes no nível da sua comunicabilidade. Neste sentido, o curso de fotografia se apresenta como uma proposta onde serão oferecidas orientações básicas da linguagem visual fotográfica e, dessa forma, pretendemos promover o enriquecimento no processo de comunicação entre surdos e ouvintes, tornado-o mais criativo e inclusivo". O programa inclui o conceito de fotografia, composição fotográfica, história, temas, tratamento de imagem, projeto fotográfico e a realização de uma exposição como instrumento de avaliação.As aulas serão interpretadas pela professora Elielza Reis que é graduada em Letras, tem formação na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), é responsável pelo Centro de Vivência do CAS, e também ministra aulas na Universidade Federal de Rondônia e ULBRA.Maiores informações pelo fone: 3216:5063.

SEDUC PROMOVE CURSO BÁSICO DE LIBRAS

A Secretaria Estadual de Educação promoverá através do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), a 14ª Edição do Curso Básico de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), módulo I. O curso será ministrado pelo instrutor surdo Francisco Adison (proficiente pelo PROLIBRAS/MEC, capacitado pela FENEIS, tendo também minsitrado vários cursos pelo CAS).

O curso faz parte do projeto de difusão da LIBRAS no Estado de Rondônia. Será oferecido aos professores da rede estadual de ensino, professores do município de Porto Velho e comunidade acadêmica. Ocorrerá no período de 22.04 a 25.05.2010, no horário das 08 às 10:30 e disponibilizará de 30 vagas.

CAS CAPACITA NOVAS TURMAS DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

CAS CAPACITA NOVAS TURMAS DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
O CAS encerra mais um curso de capacitação em LIBRAS básico I. O curso foi oferecido em dois turnos, totalizando 30 professores. Segundo o instrutor Sérgio Maciel "o aproveitamento dos alunos foi bom, possibilitando uma formação boa para um aprofundamento nos módulos seguintes". (foto: Walteir Costa